principal

Como fazer um projeto de coluna?

Uma das perguntas mais recorrentes que nos fazem na época de inscrições é “como eu faço esse tal projeto de coluna?” Nós não temos um padrão para elas, mas costumamos avaliar a pertinência da coluna, se haveria interesse dos alunos em lê-la, sua viabilidade, se o foco é claro e o nível de redação do candidato. Assim, damos algumas dicas para facilitar na hora de fazer um projeto:

  1. Recorte: o mais importante de um projeto de coluna é estabelecer exatamente qual será o tema da coluna. Esse recorte vai delimitar o que será falado nas colunas e não deve ser excessivamente abstrato. Ao contrário de outros espaços (como o Mural), os textos não são livres, mas têm um assunto previamente estabelecido no projeto. Assim, dificilmente aceitaríamos uma coluna com um tema muito geral, que serviria para a pessoa fazer comentários sobre diversos assuntos indiscriminadamente. É essencial que se coloque o recorte no projeto.
  2. Tipo de texto: grande parte das colunas do Arcadas são de opinião ou de resenha, mas também aceitamos colunas informativas, de crônicas, de contos, de poesia, etc. E também fora do gênero textual, como colunas de quadrinhos, de ensaios fotográficos…
  3. Periodicidade: as colunas do Arcadas são mensais ou quinzenais.
  4. Rascunho: muita gente nos pergunta se é preciso enviar um exemplo de como seria a coluna ou uma amostra de texto. Não é necessário, já que a meta é que vocês desenvolvam isso ao longo do tempo. Porém, um rascunho pode servir para deixar a proposta mais clara.
  5. Formato do projeto: de preferência um documento de uma página contendo um resumo do que será a coluna com as informações acima.
  6. Redação: a proposta do Arcadas é que os alunos aprendam a linguagem jornalística, que se caracteriza pela sua clareza e concisão. O candidato não precisa necessariamente dominar essa linguagem e muito menos demonstrar isso no projeto, mas deve levar em conta que sua coluna deverá, ao longo do tempo, seguir essa forma.
  7. Nome: também não é obrigatório, pode ser definido depois de passado o processo de seleção.

Powered by WordPress. Designed by WooThemes